Rio Grande do Norte realiza pré-conferências populares de segurança pública

Os encontros reúnem entidades, coletivos e movimentos sociais de várias regiões do estado

 

Por Rochelle Borges - GAJOP/PE

Organizações da sociedade civil dos nove estados da Região Nordeste estão mobilizadas na promoção dos encontros preparatórios para a 2° Conferência Popular de Segurança Pública Regional. No mês de maio, o Rio Grande do Norte (RN) iniciou seu cronograma de pré-conferências populares, através da articulação do Fórum Popular de Segurança Pública do Rio Grande do Norte (FPSP/RN) com movimentos, coletivos e a população local.

Dando início às agendas no território, duas pré-conferências foram realizadas em Natal, capital do estado. A primeira, em 06 de maio, reuniu moradores e organizações do bairro de Jardim Progresso, na sede do Projeto Social IMBES. A segunda, no dia 20, aconteceu na comunidade África, no Ile Axé Ogunja, situado no bairro da Redinha. Para fechar o mês, uma terceira pré-conferência foi realizada no Agreste Potiguar, na comunidade Paraíso, localizada no município de Santa Cruz, em 30 de maio. Nos três encontros, as temáticas mais discutidas foram: educação e paz nas escolas e as rondas “Lei Maria da Penha” e a “Escolar”, realizadas pela Polícia Militar.

broken image
broken image

“Com a meta de interiorizar as ações, a coordenação colegiada do FPSP/RN optou por realizar cinco encontros na Região Metropolitana e outros cinco no interior do estado. A proposta é envolver o máximo de organizações possíveis”, afirma Josimar Rocha Fernandes Tapuya Payakú - indígena, babalorixá, membro do FPSP/RN e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas da Igualdade Racial (RN). Deste modo, a descentralização dos debates contribuirá para captar de forma mais capilarizada as especificidades que cada território demanda para a política de segurança pública.

Ao longo do mês de junho estão previstas outras agendas e mobilizações como, as com os povos e comunidades tradicionais, no município de Açu, no interior do Rio Grande do Norte. Toda estrutura e logística dos encontros é garantida de forma solidária, com colaboração dos participantes, desde o deslocamento até a hospedagem e alimentação. Além dos momentos presenciais, o FPSP/RN pretende realizar um grande encontro virtual com representantes de todas as regiões do estado que fizeram pré-conferências.

broken image
broken image

Os encontros preparatórios ou pré-conferências populares têm como objetivo reunir a sociedade para aprofundar o debate e elaborar propostas para a política de segurança pública que levem em consideração a participação popular, a realidade e as problemáticas específicas de cada local. Além disso, visa articular a sociedade civil do estado para participar da 2° Conferência Popular de Segurança Pública do Nordeste, prevista para acontecer no mês de agosto de 2023, no Piauí (PI).

Para acessar os documentos e eixos orientadores que subsidiam a realização dos encontros preparatórios basta entrar em contato com o Fórum Popular de Segurança Pública do seu estado ou com o Fórum do Nordeste, através das suas redes sociais. Maiores informações também podem ser solicitadas através do e-mail: forumpspne@gmail.com.